OFICINA
CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA


INSCRIÇÕES ENCERRADAS

DATA
05/09/2016 a 12/09/2016

DIAS E HORÁRIOS
Segundas, Terça, Quinta e Sexta, 14h30 às 17h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Agosto, às 14h, pelo site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

LOCAL
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo

VALORES
R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

PROGRAMA
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Análise de textos escritos por grandes críticos brasileiros e estrangeiros, como Paulo Emílio Salles Gomes, Inácio Araújo, Jacques Rivette e Serge Daney; debates estéticos e conceituais; elaboração experimental de textos críticos que serão depois discutidos no encontro que encerra o curso.

Aula 01:
Por um cinema comparado (I): Repensando uma tradição baudelairiana a partir de Paulo Emilio e Jacques Rivette (Luiz Carlos Oliveira Jr.)

Aula 02:
Por um cinema comparado (II): Do detalhe ao conjunto (Luiz Carlos Oliveira Jr.)

Aula 03:
Polêmicas em torno da representação (I): imagens abjetas, imagens traumáticas (Ilana Feldman)

Aula 04:
Polêmicas em torno da representação (II): a classe média brasileira nas telas (Ilana Feldman)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

PALESTRANTES
Ilana Feldman
Pesquisadora, crítica e professora. Doutora em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Atualmente, realiza pós-doutorado em Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.

Luiz Carlos Oliveira Jr.
Crítico e pesquisador de cinema. Autor do livro A mise en scène no cinema (Papirus, 2013). Doutorando em cinema na ECA-USP. Ex-editor da revista eletrônica Contracampo. Já colaborou para as revistas Bravo!, Cult, Interlúdio, Paisà e Foco e para o Guia da Folha – Livros, Discos e Filmes. Ministrou cursos e oficinas em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, Cine Sesc, Cine Humberto Mauro e Fundação Getúlio Vargas.