CURSO
CRÍTICA E ENSAIO CINEMATOGRÁFICO


INSCRIÇÕES ENCERRADAS

DATA
24/08/2016 a 05/09/2016

DIAS E HORÁRIOS
Segundas e Quartas, 19h30 às 21h30

LOCAL
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

VALORES
R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

PROGRAMA
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

A contribuição decisiva de Paulo Emílio Salles Gomes nos planos da historiografia do cinema brasileiro, da análise de autores de diferentes períodos e da reflexão sobre problemas crônicos de produção no cinema brasileiro.

Aula 1 - Jean Vigo e Humberto Mauro– método e história em Paulo Emílio Sales Gomes
Com Adilson Mendes.

Aula 2 - Paulo Emílio e críticos contemporâneos seus: cotejos
Com Ismail Xavier.

Aula 3 - Paulo Emílio: trajetória crítica
Com Carlos Augusto Calil.

Aula 4 - Paulo Emílio e o ensaio-síntese “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento” (1973): a passagem do conceito à conjuntura
Com Ismail Xavier.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

PALESTRANTES
Ismail Xavier
Doutor em Letras pela USP e doutor em Cinema Studies - New York University. Professor associado aposentado da Universidade de São Paulo.

Carlos Augusto Calil
Professor do Curso Superior do Audiovisual (ECA/USP). Foi dirigente de instituições culturais, como Embrafilme, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo. De 2005 a 2012 foi Secretário Municipal de Cultura de São Paulo. No momento organiza a publicação da obra de Paulo Emílio pela Companhia das Letras e supervisiona o evento 100 Paulo Emílio.

Adilson Mendes
Historiador com estudos sobre o cinema brasileiro. Editor, coordena a coleção Vanguarda no Cinema (Azougue Editorial). Curador, organiza o Cine Butantan, cineclube voltado para as relações entre Arte e Ciência.