SEMINÁRIO
100 PAULO EMÍLIO


INSCRIÇÕES ENCERRADAS

DATA
24/08/2016 a 25/08/2016

HORÁRIO
Das 15h às 21h30

LOCAL
Itaú Cultural Endereço: Avenida Paulista 149 São Paulo SP CEP: 01311 000 [Estação Brigadeiro do metrô] 11 2168 1777 fax 11 2168 1775

VALORES
Entrada Gratuita

CONTORNANDO O MONUMENTO

Morto precocemente, no auge de seu prestígio intelectual como crítico de cinema e professor, Paulo Emílio ainda viria a obter amplo reconhecimento como escritor de ficção, com as inusitadas novelas de três mulheres de três pppês, publicadas num já remoto 1977.

A sua imagem então cristalizou-se como referência incontornável no campo dos estudos de cinema, do pensamento crítico sobre o país e como escritor original. Foi apropriado pela Universidade, pela política oficial cinematográfica, pela imprensa, pelas instituições; tornou-se um totem.

Sua obra, salvo a ficção, não alcançou público mais amplo; ficou sequestrada pelos especialistas, justo ele que não se considerando um especialista fugia do gueto.

Nos últimos dez anos, uma nova geração de professores e críticos debruçou-se sobre a obra de Paulo Emílio, com empenho em abordar a estátua. Os discípulos que com ele conviveram se preparam para deixar a cena e passar o bastão aos sucessores.

O espírito deste seminário, no ano do centenário de Paulo Emílio Sales Gomes, é promover o encontro do testemunho da ação do homem invulgar com a perspectiva crítica do seu legado, agora depurado pelo tempo implacável. Libertar Paulo Emílio da consagração que estiola.

Carlos Augusto Calil, curador


24 DE AGOSTO
15h – 16h15:
Palestra – História e ideologia em Paulo Emílio, por Julierme Morais (Universidade Estadual de Goiás).
O célebre ensaio “Cinema: Trajetória no subdesenvolvimento” foi a culminância do laborioso esforço do historiador amador, que se viu obrigado a elaborar uma História do Cinema Brasileiro, com base em documentos precários e testemunhos truncados.

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes da palestra
público não preferencial: uma hora antes da palestra
Aqueles que retirarem ingressos para a palestra das 15h, se quiserem, também podem retirar no mesmo momento ingressos para a projeção de filmes, às 16h30.]

16h30-17h30:
Projeção de filmes comentada por Carlos Augusto Calil.
Programa: A propósito de Nice (Jean Vigo, 1930), Engenhos e usinas (Humberto Mauro, 1955), imagens de Eva Nil (anos 1920). Paulo Emílio dedicou aos cineastas Jean Vigo e Humberto Mauro duas monografias exemplares, em que analisou as obras deles à luz das respectivas vidas. A palestra irá ilustrar – e interpretar – a abordagem do autor.

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes da projeção
público não preferencial: uma hora antes da projeção]

18h – 19h30:
Mesa 1 – Formação intelectual e trajetória do militante, por Ismail Xavier (ECA/USP) e Eduardo Morettin (ECA/USP), com mediação de Patrícia Moran (Cinusp).
A geração de Paulo Emílio, a da revista Clima, cresceu à sombra do Modernismo, à qual acrescentou a vertente crítica e a política de esquerda. No grupo, essa combinação foi levada ao extremo por Paulo Emílio, que o liderou politicamente. A história e a pesquisa do cinema brasileiro foram decisivas na trajetória intelectual dele, a partir dos anos 1950, com repercussão na monografia dedicada a Humberto Mauro.

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes da mesa-redonda
público não preferencial: uma hora antes da mesa-redonda
Aqueles que retirarem ingressos para a mesa-redonda das 18h, se quiserem, também podem retirar no mesmo momento ingressos para a mesa-redonda das 20h.]

20h – 21h30:
Mesa 2 – Paulo Emílio e o moderno cinema brasileiro, por Carlos Diegues (Rio de Janeiro), Pedro Plaza Pinto (Universidade Federal do Paraná) e Cyntia Nogueira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), com mediação de Roberto Cruz (SAC).
A conversão de Paulo Emílio ao cinema brasileiro foi largamente estimulada pela eclosão do Cinema Novo, que elevou a contribuição do cinema ao plano superior das artes no Brasil. Os interlocutores de Paulo Emílio na época estavam no Rio e na Bahia.

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes da mesa-redonda
público não preferencial: uma hora antes da mesa-redonda]


25 DE AGOSTO
15h – 16h15:
Palestra – O cômico popular na ficção de Paulo Emílio, por Teodoro Rennó Assunção (Universidade Federal de Minas Gerais).
Em sua breve obra de ficção, composta por três mulheres de três pppês e Cemitério, avultam personagens cômicos de origem popular, em ambientes que lhes são hostis.

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes da palestra
público não preferencial: uma hora antes da palestra
Aqueles que retirarem ingressos para a palestra das 15h, se quiserem, também podem retirar no mesmo momento ingressos para a projeção de filmes, às 16h30.]

16h30-17h30:
Projeção de registro do Encontro de Paulo Emílio com o poeta Giuseppe Ungaretti, ocorrido em 1967, no Instituto de Estudos Brasileiros, no prédio da História e Geografia (USP), comentada por Sérgio Muniz.
Paulo Emílio entrevista Giuseppe Ungaretti, que acaba de chegar da Bahia, e recolhe suas impressões. Em seguida, Ungaretti lê a sua tradução para o italiano de poemas de Pau-Brasil, de Oswald de Andrade.

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes da projeção
público não preferencial: uma hora antes da projeção]

18h – 19h30:
Mesa 3 – Permanência de Paulo Emílio, por Olga Futemma (Cinemateca Brasileira), José Geraldo Couto e Carlos Augusto Calil (ECA/USP). O legado de Paulo Emílio nas instituições, na crítica, no pensamento, na universidade, na política.

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes da mesa-redonda
público não preferencial: uma hora antes da mesa-redonda
Aqueles que retirarem ingressos para a mesa-redonda das 18h, se quiserem, também podem retirar no mesmo momento ingressos para a mesa-redonda das 20h.]

20h – 21h30:
Mesa 4 – Paulo Emílio pela nova geração, por Francis Vogner, Daniel Caetano e Adilson Mendes, com mediação de Dora Mourão (SAC). Uma nova geração, composta de críticos e historiadores, pesquisa, revela e apropria-se do pensamento de Paulo Emílio.

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes da mesa-redonda
público não preferencial: uma hora antes da mesa-redonda]