FIAF faz declaração sobre nova ordem de imigração dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos emitiu,  em 27 de Janeiro, uma ordem que impede que cidadãos de certos países entrem nos Estados Unidos. Esta medida impacta, consideravelmente, não só os arquivos de filmes afiliados à FIAF nesses países, mas também o Congresso Anual da FIAF, que ocorre há 79 anos. O congresso é a plataforma principal de intercâmbio para os 162 profissionais afiliados em 74 países, e tem como objetivo compartilhar experiências, trocar informações e discutir projetos colaborativos.

O Comitê Executivo da FIAF solicitou ao governo dos EUA o cancelamento desta ordem executiva, que vai contra os valores de inclusão e solidariedade da comunidade global de arquivos de filmes. O Presidente da FIAF reafirma os valores da federação e apoio a todos os colegas da comunidade global, independentemente da sua nacionalidade, etnia, gênero, orientação sexual, opiniões políticas ou convicções religiosas.

A FIAF tem como missão, desde sua fundação em 1938, juntar arquivos de filmes de forma global, para desenvolver projetos de cooperação entre as instituições. 

Veja carta publicada pelo comitê executivo da FIAF: http://www.fiafnet.org/pages/News/FIAF-EC-Statement-02-2017.html