Sessão Yvy Porã acompanhado por coral aldeia Tekoa Itakupe

No próximo sábado, dia 12/08 às 20h10, a exibição em Super 8 de Yvy Porã (Linda Terra) será acompanhada ao vivo pelo coral da aldeia guarani Tekoa Itakupe. O coral é composto pelos Xondaro kuery (guerreiros) e Xondaria kuery (guerreiras) da aldeia Tekoa Itakupe, localizada no pé do Pico do Jaraguá. O canto (Mboraei) é sagrado na cultura e tem ligação com Nhanderu Tupã (Deus), a natureza, os animais, a mata, a Tekoa, os ancestrais (espíritos que continuam nos protegendo) e é uma parte importante da reza, que acontece diariamente na casa de reza (Opy), assim que o sol baixa. A música é acompanhada por violão (Mbaraka), chocalho (Mbaraka mirim), tambor (Angua'pu) e a voz, evocando a paz e a benção de Nhanderu, que protege cada um de nós e cada milímetro da terra onde vivemos. Realizado coletivamente por Caio Brum Tupã Mirim, Gizeli Vidal Para Poty, Geni Macena Para Yry, Glauber Thierry, Israel Vieira, Jonas Capella, Lukas Kuaray Mirim, Mateus Oliveira Wera Xondaro, Mayara Franzini Para Poty, Nilson Wera Popygua, Ulisses Wera Mirim e Vinicius Monteiro.

Segunda Semana da Mostra Direitos em Pauta

A batalha da Maria Antônia, de Renato Tapajós, será exibido na quinta-feira. Veja trailer do Filme:

No sábado às 18h, o recente e premiado Era o hotel Cambridge, de Eliane Caffé, será exibido em uma sessão sobre questões de habitação e direito à cidade, com os curtas Os cegos, de Bruno Risas, e Os cuidados que se tem com o cuidado que os outros devem ter consigo mesmo, de Gustavo Vinagre. 

Trailer do filme Era o hotel Cambridge:

No domingo temos a apresentação de um clássico do nosso cinema, Eles não usam black-tie, de Leon Hirszman. Vencedor do FIPRESCI e o Grande Prêmio Especial do Júri (Leão de Prata) no Festival de Veneza em 1981, tem grandes interpretações de seu elenco, com destaque para Gianfrancesco Guarnieri, Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli e Bete Mendes, nos papéis centrais.

 

Veja ficha completa do filme nas Bases da Cinemateca Brasileira:

http://bases.cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=ID=004027&format=detailed.pft

Para mais informações, acompanhe nosso calendário.