Base de dados : FILMOGRAFIA
Pesquisa : ID=020914 []
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Completo]

página 1 de 1


   1 / 1
seleciona
Cartaz
QUILOMBO

Outras remetências de título:
O QUILOMBO DOS PALMARES
Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
35mm, COR, 127min, 3.481m, 24q, Eastmancolor / Kodak

Data e local de produção
Ano: 1984
Início de filmagem: 1983.07.19
Final de filmagem: 1983.12.19
País: BR
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ


Data e local de lançamento
Data: 1984.06.07; 1984.06.04; 1984.06.09
Local: São Paulo; Rio de Janeiro; Porto Alegre
Sala(s): Ipiranga 1, Astor e Center; Cacique
Pré-lançamento: 1984.06.06
Local de pré-lançamento: São Paulo
Sala(s): Metrópole


Sinopse
"Por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela no Engenho Santa Rita, ao sul da Capitania de Pernambuco. Vitoriosos, os escravos fogem para as montanhas, onde estaria instalado o Quilombo dos Palmares. À frente dos rebeldes estava Ganga Zumba, Príncipe africano que, chegando às montanhas, revela sua extraordinária capacidade de liderança, tornando-se em pouco tempo o novo rei dos Palmares. Ajudado por sua mulher, a guerreira Dandara e por seu melhor amigo Acaiúba, Ganga Zumba organiza a nação de ex-escravos, dotando-a de uma próspera economia e de uma verdadeira estrutura de Estado, independente dos colonizadores europeus. Ao vencer a guerra contra a Holanda, os portugueses desviam sua ofensiva para Palmares. Vitoriosos em sucessivas lutas contra os brancos, Ganga Zumba torna-se amante de Ana de Ferro, prostituta francesa que deixa o Recife, capital da Capitania de Pernambuco, pedindo asilo aos palmarianos. Ela acaba se transformando na conselheira do Rei de Palmares, instruindo-o quanto aos costumes e manhas da política européia. Palmares estava no auge de sua glória e prosperidade quando volta à montanha, fugindo de Porto Calvo, um afilhado do Rei, sequestrado perto dali, quando criança, pelos brancos. Zumbi é em tudo diferente de seu padrinho, mas logo aprende com Ganga Zumba todas as qualidades de liderança e amor pela nação negra. Com o correr dos anos, ainda que unidos pelos ideais do Quilombo de Palmares, Ganga Zumba e Zumbi divergem quanto à política a ser usada contra os brancos. Ganga Zumba aceita discutir um tratado de paz com o Governador de Pernambuco enquanto Zumbi sabe que senhor e escravo nunca poderão viver em harmonia. Por fim, Zumbi, à frente de seus bravos guerreiros defronta-se num campo de batalha às portas da capital de Palmares com os canhões de Domingos Jorge Velho (contratado pelo governo português para atacar o Quilombo)." (Press-release)
Gênero
Drama histórico
Termos descritores
Negro; História
Termos geográficos
PE
Prêmios
Melhor Contribuição Artística ao Cinema Latino-Americano no Festival Internacional de Cartagena, 1984 Cartagena - CO.
Produção
Companhia(s) produtora(s): CDK Produções Cinematográficas Ltda.; Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.; Gaumont
Produção: Arraes, Augusto
Direção de produção: Brandão, Rodolfo; Bittencourt, René
Produção executiva: Altberg, Marco
Assistência de produção: Mendonça, Edison; Barão, Douglas; Silveira, José Carmo da; Souto, Paulo Henrique; Leandro, Flávio; Andrade, Wilson de; Almejeiras, Tito

Produção - Dados adicionais
Secretaria de produção:
Produtor executivo assistente: Gastal, Angelo
Motorista: Francisco, Manoel; Agostinho, José; Teixeira; Bicalho, Paulo Cesar

Distribuição
Companhia(s) distribuidora(s): Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A.

Argumento/roteiro
Roteiro: Diegues, Carlos
Direção de pesquisa: Rocha, Everardo

Estória: Baseada no romance <Ganga Zumba> de <Santos, João Felício dos>;
Baseada no ensaio <Palmares a guerra dos escravos> de <Freitas, Décio>

Direção
Direção: Diegues, Carlos
Assistência de direção: Nadotti, Nelson
Diretor assistente: Durán, Jorge; Pitanga, Antonio
Continuidade: Villares, Maria Inês
Assistência de continuidade: Monteiro, Monica do Rego

Fotografia
Direção de fotografia: Escorel Filho, Lauro
Câmera: Farkas, Pedro; Carvalho, Walter; Ventura, José Antonio; Luiz, Antonio
Assistência de câmera: Manceaux, François; Gonçalves, Guy; Cruz, Cleumo Segond; Leandro, Sergio; Pinhanez Filho, Roberto Santos; Silva, Ademir
Efeitos especiais de fotografia: Trielli, André
Fotografia de cena: Mello, Geraldo; Silva, Cristiana Isidoro da

Dados adicionais de fotografia
Operador de VT: Paula, Francisco de
Chefe eletricista: Guimarães, Jadeyr; Tomé, Oziel
Assistente de eletrecista: Souza, Paulo Roberto de; Rodrigues, Hilmo Ferreira
Maquinista: Cunha, Moacyr Estévão da; Azevedo, Joaquim; Sacramento, Cosme Manoel
Auxiliar de maquinista: Ferreira, Pedro Carlos Alves

Som
Som direto: Raposeiro, Victor

Dados adicionais de som
Efeitos sonoros: Barreto, Jorjão; Liminha; Santos, Antonio Cezar Silva; Guilherme, M.
Técnico de mixagem: Sasso, José Luis
Técnico de dublagem: Bianni Sobrinho, Orlando
Operador de microfone: Estrada, Mauro Duque
Contra-regra do som: Marques, Carlos Roberto

Montagem
Montagem: Tavares, Mair
Edição: Tavares, Mair
Assistente de montagem: Albuquerque, Eduardo; Luz, Marta
Montagem de som: Lemos, Hélio; Pâris, Dominique

Dados adicionais de montagem
Assistência de edição: Alencar, Sylvia de

Direção de arte
Figurinos: Ripper, Luiz Carlos
Cenografia: Ripper, Luiz Carlos
Letreiros: Bohm, Rudi; Ilimitada Ltda.
Desenho de produção: Uranga, Arturo

Dados adicionais de direção de arte
Assistencia de cenografia: Silveira, Sérgio; Amarante, Maria Tereza; Flaksman, Paulo
Contra-regra/acessórios de cenografia: Cerqueira, Delanir
Montagem de cenário: Silva, Silas Sidney; Bregogerio, Ricardo; Paquetá Pai; Paquetá, Paulo; Seca, Carne; Sabino, Antenor; Cabeça
Maquiagem: Prieto, Carlos
Costureira: Souza, Maria de Lurdes de; Nascimento, Carmelita; Magalhães, Maria; Motta, Maria
Adereços: Farias, José Roberto; Oliveira, Ismael; Brasa; Ribamar
Assistência de figurino: Cruz, Paula Franccini

Música
Arranjos musicais: Gil, Gilberto; Liminha
Direção musical: Gil, Gilberto
Trilha musical: Gil, Gilberto
Produção musical: Liminha

Dados adicionais de música
Intérprete(s): Gil, Gilberto;

Intérprete(s): Gil, Nara

Instrumentista: Gil, Gilberto (violão, percussão e voz); Montarroyos, Márcio (trompete); Barreto, Jorjão (teclados); Sabino, Rubens (baixo); Avellar, Luiz (teclados); Braga, Paulo (guitarra); Braga, Paulo (bateria); Correa, Djalma (percussão especial); Repolho (percussão especial); Marçal, Armando (percussão); Gordinho (percussão); Cabelinho (percussão); Peçanha, Getúlio (percussão) e Ferreira, Ailton (percussão)

Canção
Título: Quilombo, o Eldorado negro;
Autor da canção: Salomão, Waly;
Autor da música da canção: Gil, Gilberto;

Título: Zumbi, a felicidade guerreira;
Autor da canção: Salomão, Waly;
Autor da música da canção: Gil, Gilberto;

Título: Ganga Zumba, o poder da bugiganga;
Autor da canção: Salomão, Waly;
Autor da música da canção: Gil, Gilberto;

Título: dandara, a flor do Gravatá;
Autor da canção: Salomão, Waly;
Autor da música da canção: Gil, Gilberto;

Título: Namba, Gangamorada;
Autor da canção: Salomão, Waly;
Autor da música da canção: Gil, Gilberto;

Título: Cometa, O;
Autor da canção: Salomão, Waly;
Autor da música da canção: Gil, Gilberto;

Título: Domingos Jorge Velho em Pernambuco
Autor da canção: Salomão, Waly
Autor da música da canção: Gil, Gilberto

Componentes: Luiz, Zé; Faria, Flavinho; Lott, Marcio; Godoy, Viviane; Luna; Regininha e Telles, Cláudia

Identidades/elenco:
Pompeo, Antônio (Zumbi)
Motta, Zezé (Dandara)
Tornado, Toni (Ganga Zumba)
Fischer, Vera (Ana de Ferro)
Pitanga, Antonio (Acaiuba)
Valle, Maurício do (Domingos Jorge Velho)
Otelo, Grande (Babá)
Soares, Jofre (Canindé)
Daniel Filho (Carrilho)
Nogueira, João (Rufino)
Coutinho, Jorge (Salé)
Bloch, Jonas (Samuel)
Silva, Eduardo (Camuanga)
Diaz, Chico (Anunciação)
Leeladhar, Swami (Bernardo)
Motta, Luiz (Bezerra)
Cleto, Roberto de (Padre Melo)
Paulão (Lua Lua)
Konká, Marcos (Katambo)
Maia, Sérgio (Teodoro)
Justino, Thiago (Tité)
Batista, Bené (Ibualama)
Macalé, Wilson (Cabinda)
Fino, Jorge (Iabu)
Embaixador (Congo)
Rocha, Regina (Gongoba)
Silva, Adalberto (Aroroba)
Silva, Joel (Tolentino)
Santos, Namba (Namba)
Cavalcanti, Emanuel (Lins)
Passos, José Márcio (Vicente)
Kroeber, Carlos (Tourinho)
Reston, Thelma (Olímpia)
Colassanti, Arduino (Blaer)
Identidades/elenco:
Santos, Alaíde (Acotirene)
Silva, Emydgio (Terêncio)
Lagoeiro, Carlos (André)
Solviatt, Sandro (Capitão do Mato)
Onofre, Waldir (Capanga)
Sanz, Luiz Alberto (Beato)
Polanah, Ruy (Navarro)
Bicudo, Izabel (Tereza)
Pinheiro, Ronaldo (Furtado)
Macalé, Wilson (Xangô)
Batista, Bené (Xangô)
Lopes, Roberto (Homem branco)
Negro, Kim (Homem do milho)
Bulbul, Zózimo (Homem da pedra)
Alexandre, Márcio (Henrique)
Santos, João Felício dos (Governador)
Cantero, Victor (Mágico)
Henrique, Paulo (Padeiro)
Rocha, Everaldo (Professor)
Faria, José Roberto (Mundubi)
Cerqueira, Delanir (Indegro)
Felisberto, Gilberto (Escravo de Santa Rita)
Azeredo, Cláudio (Soldado de Rufino)
Ferreira, Jurandir (Soldado de Rufino)
Ameijeiras, Antonio (Soldado de Rufino)
Vieira, Maurício Vicchi
Soares, Fernando
Duarte, Aray
Neves, Elaine dos Santos
Marques, Jorge
Soares, Marcelo
Gomes, Iran
Castro, Danielle de
Santos, Marcelo dos
Manhães, Camila
Manhães, Rocco
Participação especial:
Garcia, Léa
Gonçalves, Milton
Moon, Scarlet
Cartola, Zica do
Mangueira, Babaú da
Império, Aniceto do
Grupo Agbara-Dudu
Afoxé Filhos de Ghandi
Candomblé Ilê Axê Orô Sakapata
Escola de Samba Império Serrano
Capoeira Feitiço de Caxias
Capoeira Maior é Deus Grande Pequeno Sou Eu
Instituto de Pesquisas da Cultura Negra
Maguiluanda Produções Afro-Brasileiras

Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Ficha Filmográfica
CB/Documentação Diversa, D 500/18-20 - press-release e convite de pré-estréia em São Paulo
CB/FIBRA
Concine/84
O Estado de S. Paulo, 03.06.1984, p. 31
CCSP/LMP
Embrafilme/BBM
France Soir, 22.05.1984
Le Monde, 23.05.1984, p. 19
Correio do Povo, 09.06.1984, p. 13 (Porto Alegre)
NN-CD/QUILOMBO
Fontes consultadas:
JLS/site, acessado em 22.06.2007
Observações:
Press-release indica: todos os cenários e objetos que aparecem neste filme foram planejados e realizados na <Uzina Barravento-CDK>, com a colaboração de artistas plásticos, operários e artesãos de Xerém, Duque de Caxias, RJ. Película: <Eastman - Kodak> 5294 e 5247; equipamento de câmera<Arriflex> - BL III. Quanto à música informa: "a musicalidade negra encontrou em <Quilombo>um veículo à altura de sua importância. De ponta a ponta, atravessam o filme não só manifestações do folclore afrobrasileiro, mas também canções originais compostas por Gilberto Gil com letras de Walid (sic) Salomão..."
France Soir de 22.05 e Le Monde de 23.05.1984 comentam sobre a competição do filme no <Festival de Cannes>, FR.
<Trielli, André> realizou os efeitos especiais de fotografia na França.




página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Pesquisa avançada   
Pesquisar por : Pesquisa simples   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS