BrPLOT: Encontro de roteiristas

17.08.2018 a 17.08.2018

Para Julio Rojas, autor do livro “Eliseo em 100 perguntas”, uma conversa com Eliseo Altunaga é uma aula de roteiro, de cinema, de vida e de conexões culturais. Com base em fragmentos das conversas registradas na publicação, finalmente lançada em português com o selo BrLab, essa mesa propõe um encontro do autor do livro com seu homenageado e Iana Cossoy Paro, colaboradora de Eliseo e tradutora da edição brasileira do livro. Em seguida, haverá sessão de autógrafos com Altunaga e Rojas durante o evento do lançamento do livro em português.

Eliseo Altunaga

Decano da Cátedra de Roteiro de uma das mais importantes escolas de audiovisual do mundo, a EICTV - Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, em Cuba, Eliseo Altunaga é também Professor Titular Adjunto da Faculdade de Arte de Meios de Comunicação Audiovisual da Universidade de Havana. Ministrando cursos em vários países do mundo, como Guatemala, Chile, Espanha e Nicarágua, Eliseo foi homenageado por sua trajetória e contribuição ao cinema, em particular o cinema chileno, no XXVII Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar. Sua obra como roteirista, ou consultor de roteiro, inclui longas-metragens, séries de televisão e telenovelas, dentre os quais se destacam: “Violeta foi para o céu”, indicado ao prêmio Goya e vencedor nos festivais de Huelva e Sundance, “Machuca”, “Tony Manero”, “Neruda”, “No” (indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro em 2013) e “Uma mulher fantástica”, vencedor do Oscar 2018 como Melhor Filme Estrangeiro.

Julio Rojas

Roteirista de filmes como “Mi mejor enemigo”, indicado para o Premio Goya de Melhor Filme Ibero-americano (2006); “En la cama”, Espiga de Oro de Melhor Filme em Valladolid, e indicado para o Goya de Melhor Filme Ibero-americano (2007); “La vida de los peces”, Colón de Prata de Melhor Roteiro em 2010, em Huelva;Goya 2012 de Melhor Filme Ibero-americano; e “La memoria del agua” em Venice Days, 2015; entre outros. Foi diretor de conteúdos de ficção na TV, docente em diversas universidades chilenas e estrangeiras e professor visitante da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños, em Cuba, durante mais de quinze anos. Julio Rojas também é consultor de roteiro, e por sua análise passaram filmes premiados internacionalmente. Atualmente é coordenador de desenvolvimento de ficção de “Fábula”. Como escritor, acaba de publicar seu primeiro romance "El visitante extranjero" (Penguin Random House, 2018).

Iana Cossoy Paro

Roteirista, mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. Formada em Cinema pela EICTV, assina com o diretor Marcelo Muller o longa “Eu te levo” (2017). Colaborou no roteiro de “As duas Irenes” (2017), de Fabio Meira; e dá aulas no Ateliê Bucareste, no Espaço Itaú e na EICTV. É membro do Coletivo Vermelha, que estuda e promove ações relacionadas a participação e representação das mulheres no audiovisual.

Eliseo em 100 perguntas
Sinopse:

Este não é um livro de roteiro e não pretende ser. É um livro sobre a paixão de um homem por cinema, roteiro, cinema e vida. Eliseo Altunaga nunca trouxe material escrito ou qualquer coisa preparada para essas reuniões.


Direção:
Ano de Produção:
Cromia:
Duração:
Formato de Exibição:
Formato Original:
Título Original:
País de Origem:
Elenco:




Ano de Produção:
Cromia:
Direção:
Duração:
Formato de Exibição:
Formato Original:
Título Original:
País de Origem:
17.08.2018
sexta-feira | SALA PETROBRAS | 18:30