Filmografia Brasileira

A Filmografia Brasileira (FB) reúne, organiza e disponibiliza informações sobre toda a produção audiovisual produzida no país desde 1897 até os dias atuais. Atividade desenvolvida na instituição desde a década de 1950, com as possibilidades de acesso que cada momento apresenta, passa a ser publicada na internet em 2001, como um dos resultados do Censo Cinematográfico Brasileiro, projeto patrocinado pela Petrobras até o ano de 2006. A presença de registros não pressupõe existência de materiais na Cinemateca Brasileira.

As informações reunidas e sistematizadas em registros são baseadas no visionamento de materiais audiovisuais disponíveis e na pesquisa em documentação não fílmica. Entre as fontes de dados para esse trabalho estão anotações de letreiros dos materiais salvaguardados no acervo, arquivos de obras digitalizadas na própria instituição e toda uma gama de documentação não fílmica: recortes de jornais, roteiros e releases de filmes, textos de locução para cinejornais, fichas de depósito legal, livros e periódicos, pesquisas acadêmicas, sites institucionais, além de documentos dos fundos pessoais e institucionais guardados na Cinemateca. A pesquisa com estas diferentes tipologias de fontes possibilita descrições técnicas detalhadas e informações de caráter histórico para grande parte dos registros.

Atualmente a FB contém informações de aproximadamente 42 mil títulos de todos os períodos da cinematografia nacional e da produção audiovisual mais ampla e recente, sejam curtas, médias ou longas-metragens; cinejornais; filmes publicitários, institucionais ou domésticos; e obras seriadas (para internet e televisão), com links para registros da base de dados de cartazes e referências de fontes utilizadas e consultadas.

A constante atualização da base de dados também permite a inclusão de informações encaminhadas por pesquisadores e interessados na cultura cinematográfica e audiovisual brasileira. Para contribuir com a alguma informação sobre uma obra presente na base de dados FB ou solicitar esclarecimentos gerais, preencha o formulário Filmografia Brasileira.

Acesse o catálogo da Filmografia Brasileira.