Núcleo de programação

 

A Cinemateca Brasileira, em suas atividades internas de difusão cinematográfica, oferece ao público programações que contemplam, sobretudo, a filmografia brasileira – de diversos cineastas, épocas, regiões, estilos e escolas. Entre as estratégias de promover o acesso ao acervo da Cinemateca, está o empenho em conceber mostras e retrospectivas que utilizem os materiais fílmicos sob a guarda da instituição. Nestas sessões, são apresentados grandes clássicos, raridades e obras contemporâneas da cinematografia nacional.

O cinema estrangeiro também é abordado, compondo mostras temáticas, panoramas com recortes temporais de filmografias locais, retrospectivas de cineastas, técnicos e atores.

A programação apresentada na Cinemateca é fruto de uma série de parcerias com instituições de naturezas diversas – culturais, acadêmicas, consulares e científicas. Destacam-se dessas iniciativas alguns dos mais importantes e consolidados festivais de cinema da cidade, como a Mostra Internacional de Cinema, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e o É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, entre outros.

Acompanhe a programação e assine a nossa newsletter.