Mesa 3: Cinema e Revolução I

SINOPSE

Debate com a presença de Raimundo Pereira, Leandro Saraiva e Spensy Pimentel. Mediação: Adilson Mendes.

Raimundo Pereira. Jornalista. Integrou a equipe que lançou a revista Veja. Foi repórter das revistas Realidade, Ciência Ilustrada, Isto É e do jornal Folha da Tarde, além da Veja. Dirigiu o jornal Movimento, a revista Senhor, a enciclopédia e a revista Retrato do Brasil. Atualmente dirige o projeto jornalístico Oficina da Informação, que edita a revista Grandes Reportagens.

Leandro Saraiva. Roteirista, professor e crítico de cinema. Escreveu para as séries Cidade dos Homens e 9mm. É co-roteirista dos longas A Fúria (Ruy Guerra - em captação) e Nimuendajú (Tania Anaya - em produção). Fez pesquisa de personagens para Peões (Eduardo Coutinho, 2004). Publicou Manual de Roteiro, o primo pobre dos manuais. É coordenador de dramaturgia da Acere, sua produtora e foi Gerente de Conteúdos Colaborativos da TV Brasil. É doutor pela ECA/USP.

Spency Pimentel. Professor na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) desde 2015, é doutor e mestre em Antropologia Social pela FFLCH-USP. Graduado em Jornalismo pela ECA-USP (1997), tem 15 anos de experiência nessa profissão. Entre 2010 e 2011, realizou estágio de pesquisa junto ao Instituto de Investigações Antropológicas da Universidade Nacional Autônoma do México. É, ainda, pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (Cesta-USP). Entre 2014 e 2015, atuou como professor do curso de Antropologia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Como antropólogo, tem ainda experiência como consultor de órgãos públicos, entidades da sociedade civil e projetos culturais e artísticos (cinema, teatro, jornalismo etc.). É fundador e integrante do Fórum sobre Violações de Direitos dos Povos Indígenas (FVDPI), no âmbito da Associação Nacional de Direitos Humanos - Pesquisa e Pós-Graduação (Andhep).

FICHA TÉCNICA

PROGRAMAÇÃO

29.09.2017
sexta-feira | SALA BNDES | 14:00