Mesa 5: Literatura e Revolução

FICHA TÉCNICA

SINOPSE

Debate com Elena Vassina, Fernanda Murad, Sebastião Nicomedes de Oliveira. Mediação: Sandra Nunes. Intervenção artística: Gregório Gananian.

Elena Vassina. Pesquisadora russa, formada na faculdade de Letras da Universidade Estatal de Moscou, com Doutorado e Pós-doutorado pelo Instituto Estatal de Pesquisa da Arte de Moscou. Atualmente é docente da Universidade de São Paulo, participando nos projetos da pesquisa do Programa da Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa.

Fernanda Murad. Mestre e doutora pela Université Paris IV-Sorbonne. Em 2012-2015, elaborou, no âmbito de um pós-doutorado na Universidade de São Paulo/Fapesp, a antologia “Estórias da África subsaariana: dos contos da literatura oral às novelas contemporâneas”, composta de textos de escritores francófonos que apresentou e traduziu para o português. É autora do livro L’univers fabuleux d’Amadou Hampâté Bâ. D’une relation singulière entre l’écrivain et son lecteur, publicado pela editora Presses de l’Université Paris-Sorbonne, em 2014.

Sebastião Nicomedes de Oliveira. Tião Nicomedes - poeta das Ruas. Paulista da cidade de Assis, nascido em 07/10/1968. Ex-morador de rua, escritor e ator. Foi colaborador da revista Ocas e Jornal O Trecheiro. Um dos membros fundadores do movimento Nacional da População de Rua. Em 2003, acolhido no abrigo Arsenal da Esperança, escreveu, dirigiu e atuou na peça Bonifacil Preguiça. Escreveu o Monologo Diário Dum Carroceiro, espetáculo produzido e estreado no circuito profissional de teatro, 2005 - Cia Um Brasil (teatro Fábrica, Sergio Cardoso e Santo Agostinho). Escreveu e atuou no monologo O Homem Sem Pais (2008), tendo apresentado no teatro Maria Della Costa e circuito albergues e teatro de rua. Filmes: Tião Reciclado (idem, 2006/Vítor Freire). Documentários: Sobreviventes, de Miriam Chnaiderman e Reinaldo Pinheiro. Uma Noite em Sampa, Ugo Giorgetti (2016). Atualmente trabalha na rede cidadã -mobilizador do programa O Trabalho Novo.

Gregório Gananian. Cineasta e artista intermídias. Co-criador da produtora Zaum com Danielly O.M.M. dirigiu projetos como Sinfonia de Jards, Gilberto Mundus, Olhar do Boto, Pandorama e Labzaum. Atualmente lançou o longa-metragem "inaudito".

Data da exibição: 
30/09/2017 - 14:00
Sala de Exibição: 
SALA BNDES