Sessão de curtas: Tadeu Jungle

SINOPSE

Frau, de Isa Castro, Tadeu Jungle, Walter Silveira, São Paulo, 1983, cor, 18’.

O vídeo mostra de maneira debochada a participação do diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa no Festival de Cinema de Gramado, no qual seu filme "O rei da vela" concorria. Acompanhado pelos cineastas Neville D'Almeida e Júlio Bressane, ele escracha com o festival, chegando a recusar, entre vaias e aplausos, o prêmio que recebeu. Produção do grupo TVDO e Videoverso.

Heróis 2, de Tadeu Jungle,São Paulo, 1987 – 2003, cor, 32’.

Trabalho experimental panorâmico que registra e vivifica as vibrações e antagonismos de um país/mundo em crise de caminhos. Heróis contemporâneos colunáveis e anônimos, estrelas e decadentes, representam e/ou simplesmente vivem sob a razão dos signos do extermínio e da esperança. Heróis é um audiovisual mutante, já em sua segunda versão. A original, de 1987, foi modificada em 2003 com o acréscimo da participação do poeta Waly Salomão e com a retirada de duas cenas. A ideia é trocar cenas de acordo com o passar do tempo, transformando – em parte e aos poucos – a obra original. Vencedor do Festival Videobrasil de 1987.

Non plus ultra, de Tadeu Jungle São Paulo, 1985, cor, 31’.

Segundo vídeo da "trilogia da linguagem" do grupo TVDO, realizado em 1985. Premiado no Videobrasil do mesmo ano como melhor vídeo experimental. Com participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falando sobre a importância do ócio (em francês), da atriz Maria Alice Vergueiro, dos atores Chiquinho Brandão e Cacá Rosset, da banda Ultraje a Rigor, do artista plástico Wesley Duke Lee, entre outros.

FICHA TÉCNICA

Duração: 
81'
País de Origem: 
São Paulo
Cromia: 
Colorido
Formato de Exibição: 
Arquivo digital

PROGRAMAÇÃO

02.12.2017
sábado | SALA BNDES | 16:00